ID:  
SENHA:  
23/10/2014
Rede Reducar
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UNIDADE
OSASCO

Critérios para Avaliação

 

NORMAS PARA AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR,

 

RECUPERAÇÃO E PROMOÇÃO DE ALUNOS:

 

 

DA AVALIAÇÃO

   Cabe ao professor a responsabilidade de avaliar o desempenho do aluno identificando as aprendizagens qualitativas e quantitativas, com segurança e justiça, ressaltando a importância da formação, porém incentivando a parte informativa necessária para o desenvolvimento do aluno.

    A avaliação será contínua, através da observação, de trabalhos individuais ou em grupos, de provas subjetivas, objetivas, participação em seminários, debates, ou qualquer outra forma a critério do professor, de acordo com sua criatividade.

 

DA PROMOÇÃO

    A promoção deverá resultar da avaliação de competências, considerados o cumprimento da frequência mínima obrigatória e o aproveitamento global do aluno em todo o período letivo, onde os aspectos qualitativos da aprendizagem deverão prevalecer sobre os quantitativos.

    Será considerado promovido para a série/ano subsequente ou concluinte de curso, o aluno que obtiver ao final do ano letivo, nos componentes curriculares que exijam avaliação de competências para fins de promoção:

 

• Frequência mínima de 75% do total de horas letivas, para as classes de 1o. ao 5o. ano no Ensino Fundamental ou

• Frequência mínima de 75% sobre o total de aulas específicas de cada componente curricular, para as séries/anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e

• Média final de aproveitamento igual ou superior a 6,0 (seis inteiros), calculada ao final do último período letivo ou

• Média final de aproveitamento igual ou superior a 6,0 (seis inteiros), após as atividades de recuperação final.

 

Será considerado retido na série/ano, o aluno que obtiver:

- No 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental:

a) Frequência inferior a 75% do total de horas letivas ou

b) Média final de aproveitamento inferior a 6,0 (seis inteiros), ao final do último período letivo, nos componentes curriculares que exijam avaliação de competências para fins de promoção ou

c) Média final de aproveitamento inferior a 6,0 (seis inteiros), após as atividades de recuperação final.

 

- Do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio:

a) Frequência inferior a 75% sobre o total de aulas específicas de cada componente curricular ou

b) Média final de aproveitamento inferior a 6,0 (seis inteiros), nos componentes curriculares que exijam avaliação de competências para fins de promoção

c) Média final de aproveitamento inferior a 6,0 (seis inteiros), após as atividades de recuperação final.

 

- No 1o. ano do Ensino Fundamental, a promoção será resultante da avaliação das atividades, conforme o registro em fichas próprias.

- Do 2o. ao 5o. ano do Ensino Fundamental, a promoção do aluno será resultante da avaliação de competências, analisadas no decorrer do ano letivo em todas as disciplinas (exceto Artes e Educação Física, que decorrerão apenas da apuração da assiduidade,que deverá ser no mínimo de 75% do total de aulas nos respectivos componentes curriculares).

- Nos quatro anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a promoção em Educação Física, Arte e Arte Musical decorrerá apenas da apuração da assiduidade, que deverá ser no mínimo de 75% do total de aulas no respectivo componente curricular.

    Ao final do ano letivo, os Conselhos de Série/Classe apreciarão os casos de alunos que não atingirem a nota mínima para efeito de promoção.

 

CONSELHO DE CLASSE/SÉRIE

    Os Conselhos de Série/Classe examinarão a situação do aluno, no que diz respeito a:

1. Desempenho global, nos diferentes componentes curriculares, no decorrer do ano letivo;

2. Objetivos propostos no Plano Escolar e no plano de trabalho do docente;

3. Possibilidades de o aluno superar as dificuldades de aprendizagem em período intensivo, mediante recuperação final.

 

DA RECUPERAÇÃO

   A recuperação, integrada no processo regular de aprendizagem, tem por objetivo reorientar o aluno com aproveitamento insuficiente e será conduzida prioritariamente como orientação, reforço e acompanhamento de estudos.

    As atividades de recuperação serão destinadas a colocar o aluno em ritmo de aprendizagem da classe, mediante o diagnóstico e especificação das dificuldades encontradas no respectivo componente curricular e a aplicação de métodos e técnicas adequadas a sua superação.

 

    As atividades pedagógicas de recuperação de aprendizagem dos alunos deverão ocorrer:

a) De forma contínua, como parte integrante de processo de ensino e aprendizagem no desenvolvimento das aulas regulares e ao término de cada bimestre;

b) De forma paralela, no decorrer do ano letivo, e em horário diverso às aulas regulares, conduzidas como reforço e recuperação da aprendizagem;

c) De forma intensiva, ao final do ano letivo, ao aluno com aproveitamento insuficiente que apresentar desempenho global que demonstre a viabilidade de recuperação em regime intensivo, ouvido o Conselho de Série/Classe.

 

    As ações pedagógicas de reforço e recuperação de aprendizagem, que se desenvolvem nas aulas regulares destinam-se a oferecer aos alunos, oportunidades diversificadas de aprendizagem, através de metodologias e estratégias visando a:

• Atender a alunos com defasagens e/ou lacunas claramente diagnosticadas e não superadas, através das atividades de recuperação contínua desenvolvidas sistematicamente pelo professor no contexto das respectivas aulas;

• Aprofundar e ampliar os conhecimentos adquiridos;

• Atender aos alunos transferidos e submetidos ao processo de adaptação.

    O aluno que não apresentar os progressos previstos, em relação a determinado objetivo, poderá ser convocado para aulas ou atividades de reforço, em horário extraclasse, ou ainda ser orientado para a realização de tarefas complementares, após a análise procedida pelo Coordenador Pedagógico.

 

    No processo de avaliação dos estudos de recuperação, observar-se-á:

• A adoção de avaliação contínua, através da utilização de instrumentos diversificados;

• O registro do desempenho do aluno em fichas de avaliação, as quais comporão o prontuário do aluno.

    Será considerado promovido após as atividades de recuperação final, o aluno que obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis inteiros).

   Após as atividades de recuperação final, serão submetidos aos Conselhos de Série/Classe, os casos de alunos que obtiveram média inferior à exigida para promoção, que deliberarão sobre o arredondamento ou não para 6,0 (seis inteiros).

    Os resultados obtidos pelos alunos nos estudos de reforço ou recuperação contínua e paralela serão integrados aos procedimentos de avaliação adotados pelo professor da classe/série.

    A frequência à recuperação é obrigatória, em pelo menos 75% das aulas e demais atividades programadas.

 

 

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