ID:  
SENHA:  
19/12/2014
Rede Reducar
Rede Reducar
UNIDADE
OSASCO

Unidades

Em mais de 80 anos de atuação no Brasil, a Rede de Educação Rossello, administrada pelas Religiosas, Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia, é composta por quatro Unidades Educativas:

1ª Unidade - Colégio Nossa Senhora da Misericórdia, fundado no dia 17 de fevereiro de 1928, está situado na Rua Barão de Mesquita, 689 – Bairro da Tijuca - Rio de Janeiro. É a primeira entidade de propriedade das Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia radicada no Brasil. Suas instalações estão inseridas numa colina, antiga propriedade da Senhora Teixeira Soares que, satisfazendo um pedido do seu esposo já falecido, desfez-se dela para que fosse destinada a realizar um sonho de educar milhares de jovens. No início, o referido centro educativo, tinha como objetivo a formação de meninas, nas modalidades de internato, externato e semi internato. Ao longo dos anos, passou também a acolher, os meninos e o internato e semi - internato foram extintos. Durante todos esses anos, vem educando gerações, contribuindo para a formação humana - cristã dos seus educandos e educandas, dando ênfase à educação Religiosa, desenvolvendo uma Pastoral Educativa orientada para a vivência dos valores evangélicos, como: Alegria, Acolhimento, Respeito, Solidariedade e Compromisso, oferecendo o berçário, a educação infantil, ensino fundamental I e II, ensino médio e a possibilidade do período integral.

2ª Unidade – Colégio Nossa Senhora da Misericórdia, fundado em 1º de maio de 1943, à Rua Madre Rossello, Osasco – SP. Na época, Osasco era subúrbio de São Paulo e denominava-se “Vila Osasco”. O Objetivo era atender as crianças e jovens filhas de operários da crescente população que se desenvolvia. De início com a Educação Primária e Profissionalizante (corte e costura) e semi-internato. Funcionou por algum tempo no período noturno, com os cursos de supletivo de 1º e 2º graus, Secretariado e Análise Clínica. Ao longo desses anos vem contribuindo na educação de gerações, com o objetivo de proporcionar-lhes através da pedagogia Rosseliana, um ensino de qualidade, dentro de uma perspectiva de filosofia cristã, visando a  construção de pessoas. Para atender esses objetivos, oferece a Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1º ao 9º anos e o Ensino Médio.

3ª Unidade - A Escola Madre Rossello, anteriormente denominada Escola da Divina Providência, nasceu em 1962, na forma de internato, no qual eram acolhidas somente meninas.  Localiza-se na Estrada Municipal de Maracanduva, 1350, região rural da cidade de Vargem Grande Paulista, local desprovido de infra-estrutura. As crianças e adolescentes provenientes desta região e de municípios adjacentes pertencem a famílias de baixa renda, que vivem uma realidade marcada pelo desemprego, alto índice de analfabetismo, dependência química (álcool e drogas), pobreza e abandono.
Através da efetivação deste trabalho, a entidade objetiva os seguintes aspectos: garantir a inserção dessas crianças e adolescentes em políticas públicas e programas de assistência social de caráter supletivo conforme preconiza o ECA – art. 87.
Em vista disso, a Casa desenvolve em período integral as seguintes atividades: Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1º ao 5º anos, no período matutino e a tarde, as oficinas de capoeira, percussão, xadrez e dança; 

4ª Unidade – Escola Nossa Senhora da Misericórdia, começou em 1973 com o lançamento da pedra fundamental, no terreno doado pelo Dr. Claudio de Souza Novaes, com a expressa finalidade de construir uma creche. Muitas Empresas e Pessoas colaboraram para a realização deste sonho. No dia 19 de março de 1981 a creche foi inaugurada, atendendo crianças de 03 meses a 06 anos de idade, em horário integral. Embora enfrentando muitas dificuldades, não houve desistência. O desafio de ajudar as famílias a se promoverem, incentivava e animava as Irmãs e seus colaboradores a dar continuidade.
A obra foi crescendo com as instalações de um consultório médico, um ambulatório e a ampliação dos espaços.  A Entidade filiou-se a FEAC e a Guarda Mirim.
Com o passar dos anos, a expansão imobiliária foi chegando nessa região, exigindo que se fizesse no ano de 2008 um novo diagnóstico do perfil da população. O resultado final demonstrou que havia a necessidade de mudanças na forma do atendimento a essa nova população de moradores e que se fazia necessário atender as exigências da Lei nº 3021, ou seja, redefinir as atividades da Instituição: Educação, Assistência Social ou Saúde.

Com todos esses indicadores a mantenedora decidiu iniciar no ano de 2009 um atendimento de forma diferenciada, fazendo a opção para o setor da educação. Nascendo então a Escola Nossa Senhora da Misericórdia com capacidade de atender 280 crianças de 18 meses a 5 anos e 11 meses em período integral.

Rede Reducar
Todos os Direitos Reservados Reducar
Acompanhe-nos    Acompanhe