Proposta Pedagógica


Contemporaneamente o homem tem se mostrado bastante carente, individual e coletivamente.
A busca incessante do poder econômico, político, religioso, tecnológico, dentre outros, pode comprometer a ideia do que seja felicidade, podendo incluir e ao mesmo tempo, excluir.

Essa busca, capaz de produzir um arsenal de informações, apresenta-se com acesso restrito, gerando assim uma situação de submissão, preconceitos, violência, guerra, miséria e conflitos filosóficos e éticos. Nesse sentido, a necessidade de sobrevivência descaracteriza o ser e exalta o ter, afastando o homem de sua essência.

Nosso objetivo enquanto educadores, é apresentar-nos como um canal aberto e acolher todos aqueles que propõem mudanças, priorizando a valorização da vida, nos aspectos social, econômico, político e pedagógico, tão urgentes no mundo atual. É de fundamental importância que os educadores semeiem os princípios de valores, adotando atitudes positivas para de fato promover a aprendizagem significativa de nossos alunos formando adultos conscientes de seus direitos e deveres sociais e familiares.
A metodologia que permeia as ações do ensino prioriza o pensar, onde o conhecimento de linhas metodológicas e a competência dos educadores são fundamentais para sua execução. É através dessa metodologia que os professores estimulam, orientam e encorajam os alunos a pensar, questionar e agir, despertando o espírito pesquisador, capaz de perceber a importância de acumular conhecimentos e desenvolver habilidades e competências que lhe servirão para toda a vida. Num ambiente acolhedor e afetuoso, temos um ensino de qualidade que faz a diferença.
Os conteúdos são elementos de suma importância, pois norteiam e organizam o trabalho do professor desde que este tenha autonomia para dimensioná-los, ampliá-los e até mesmo de acordo com a necessidade retirá-los, conseguindo assim atualização e renovação dos mesmos.

O corpo docente deve estar atento a toda e qualquer interferência externa para poder acompanhar, dinamizar seu conteúdo, não só no contexto da disciplina propriamente dita, mas também com outras áreas de atuação, promovendo também, em diversos momentos, a interdisciplinaridade.

A função social da escola é ser instrumento de mudança, buscando inserir o educando na sociedade através das relações interpessoais onde ele conheça sua realidade e atue no grupo ao qual convive. Para tanto, almeja-se oferecer uma escola que não seja apenas um local de formação acadêmica, mas que integre os esforços de educadores, família e comunidade em prol da formação de um indivíduo integro e capaz de agir na e para misericórdia.

Uma relação de confiança, afeto e pertencimento entre aluno, professor e instituição escolar estabelecida através do diálogo, possibilita a disciplina necessária à realização do trabalho pedagógico.

O conjunto dos elementos apontados garante a unidade dos princípios norteados da ação docente, juntamente com direção e coordenações, viabilizando assim a dimensão pedagógica que move o colégio objetivando o aprendizado e progresso do corpo discente.